Pages

Ads 468x60px

9 de fevereiro de 2013

8 de Janeiro (Dia do fotografo)

Estou aqui hojê para homenagear essa profissão muito bonita, e que traz para todos nós muitas alegrias. Apesar dessa profissão de fotógrafo não ser regulamentada no Brasil, existem esforços legislativos atuais como o projeto de lei 5187/09 para classificar fotógrafos como diplomados por escolas de nível superior em fotografia no Brasil, desde que devidamente reconhecida; ou no exterior, desde que os diplomas sejam revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.

Mas o que é um fotógrafo?
Fotógrafos são profissionais que se expressam através de registros de imagens com o auxílio de uma câmera. Pode ser um rosto, uma paisagem, uma construção, uma cena, um flagrante. Podem ser especializados em jornalismo, moda, arte, produtos e fotografia científica.

Existe algum prêmio para os fotógrafos?
Sim, ele existe, e a maior condecoração de um fotógrafo é o prêmio internacional da Fundação Hasselblad. Mas também tem o um prêmio que é para os fotógrafos da natureza que é o Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year.





É essencial ter sensibilidade. Deve ter interesse em cultura geral já que o fotógrafo é a testemunha que conta estória através da imagem. Também precisa ter senso crítico, curiosidade e estar em constante atualização.

Uma curiosidade.
Os físicos do século XVI estudaram um dispositivo chamado "câmara escura" que, evoluído, resultou nas atuais câmaras fotográficas.
A câmara escura, princípio de todas as máquinas fotográficas.
Eles verificaram que uma caixa totalmente fechada, possuindo apenas um orifício em um dos lados, tinha propriedades de reproduzir as imagens dos objetos que estivessem colocados na frente do orifício, de modo que esta imagem aparecia na parede oposta à entrada da câmara e invertida.
Ao observarmos a imagem formada, notamos que ela não se apresenta nítida. Para reprodução perfeita da imagem na câmara escura, teríamos de usar um furo muito pequeno ou lentes que basicamente operam por refração.

Vou deixando aqui essa minha homenagens a essas pessoas esforçadas, que passam para nós imagens tão lindas, que nos deixam emocionador, felizes, sencibilizados. É uma profissão digna que poucas pessoas tem o dom para tirar essas belas fotos.

Homenagem à: Cidinha Moura de Asis

0 comentários:

Postar um comentário